Diablerie » Manifesto de Repúdio a CBT (conselho de bruxaria tradicional)

Nós da Via Tortuosa apoiamos o Manifesto de Repúdio a CBT
Eu, Katy de Mattos Frisvold, venho através desta, manifestar meu repúdio a instituição denominada CBT – Conselho de Bruxaria Tradicional, pelos motivos que serão expostos no decorrer deste manifesto. Observei a necessidade deste manifesto em função da insistência que esta “instituição” demonstra em denegrir e espalhar mentiras covardes, fundadas em paranóia e narcisismo, valores contrários aos meus e que se tornaram obstáculos para a fruição de um trabalho que realizamos, eu e meus irmãos na Arte, desde 2004 em solo brasileiro.


1 – Em 17 de agosto de 2010, em postagem intitulada “Conceitos - Bruxaria Tradicional”, o autor do blog www.bruxaria-tradicional.blogspot.com, também porta voz e líder deste “conselho”, Ricardo (Draco) Vieira, doravante denominados Draco e CBT, faz questão de mencionar Nicholaj de Mattos Frisvold, meu marido, bem como o falecido Bruxo Tradicional Britânico Andrew Chumbley em seus palpites históricos e teológicos – áreas que não são de sua competência acadêmica ou espiritual, buscando descaracterizar a Bruxaria Tradicional Britânica para iniciar uma campanha sistemática que visa ligá-la ao ecletismo irresponsável e ao satanismo.


2 – A partir de então, buscou criar respostas indiretas a cada uma das minhas postagens, como se cada texto de minha autoria fosse uma provocação direta à sua pessoa e à sua diminuta “instituição”, impondo sua insignificância sobre mim, sempre de forma agressiva. Devo pontuar que não possuo tempo sobrando para dedicar a este “beligerante”, que há anos faz o mesmo com qualquer outro indivíduo ou grupo que clame para si o título de Bruxo Tradicional. É como se, subitamente, ele fosse o proprietário absoluto do título em questão, ou ao menos, a pessoa mais qualificada para julgar – mesmo que mal e porcamente – as práticas alheias, falsificando-as somente pelo fato de não passarem pelo seu escrutínio. É estúpida a idéia de passar pelo escrutínio de quem não segue os mesmos valores que os nossos, nem faz parte de nossas tradições, e sequer possui qualquer linhagem iniciática, que seja, de bruxaria ou paganismo.

3 – Neste processo, “Draco” procurou o apoio de todos os seus parcos contatos, sobreviventes de suas antigas batalhas. Dentre eles alguns que nunca o levaram a sério – graças às infantilidades das campanhas anteriores –, alguns antigos desafetos ou ainda outros que ele julgou desejosos em juntar forças à sua “causa”. De uma campanha de guerra eu particularmente me recordo, pois envolveu um dos primeiros grupos que se denominavam “Bruxos Tradicionais”, o Old Ways, de Gustavo Elias, já em 1998! Gustavo Elias foi vencido pelo desgaste, por conta de guerras estúpidas como esta.

4 – Diante do insucesso e de algumas respostas provenientes destes “convidados à causa”, em 19 de março de 2011, sob o paradoxal título “Pedido de Desculpas aos Ofendidos”, postou a seguinte afirmação: Também achamos muito falho usar da afirmação "eles não me conhecem", pois quem faz comentários grosseiros e pautados do nada não somos nós, alias pouco ou nada precisamos nos respaldar em ordens inciáticas ou autores, pois nossa filosofia é sólida o suficiente para não pedir arrego ou sair pela tangente, e por sinal nós conhecemos sim e temos uma rede para descobrir até onde moram se for o caso. [grifo meu]. Oras, se isto não constitui uma ameaça de invasão de privacidade, para dizer o mínimo, o que poderia significar? No mais, este parágrafo deixa claro a todos que ele, de fato, não possui qualquer linhagem iniciática, nem que seja primária, tampouco possui respaldo acadêmico de qualquer tipo considerado em suas práticas misteriosas da qual só sabemos o rótulo (sempre, sempre o tal rótulo!) . Também fica implícito que é exatamente isto que o incomoda: a nossa existência (minha e de minha família), parece desafiar sua posição no mundo.

3 comentários:

  1. Opa!

    Parabéns pela iniciativa de compilar os trabalhos sobre Bruxaria Tradicional. Vou seguir teu blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio! Já estou seguindo seu blog, e já o linkei no meu.

    Um grande abraço!

    Katy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...